Qualidade em produtos suínos in Natura suínos processados suínos temperados

Como fazer pizza caseira sem mistério

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

INGREDIENTES

Massa:
8g de sal

500g de farinha de trigo

350g de água filtrada

2g de fermento biológico seco

¼ colher (chá) Azeite de oliva para untar a vasilha

½ xícara (chá) de semolina ou fubá para abrir a massa

Recheio da Pizza:

½ xícara (chá) de molho de tomate caseiro

180g de embutido cozido de pernil Ciacarne

100g de bacon de paleta Ciacarne cortado em cubinhos

4 colheres (sopa) de milho verde já cozido

10 tomates cereja cortados ao meio

200g de queijo muçarela ralado

Ingrediente opcional: folhas de manjericão para decorar a pizza

MODO DE PREPARO

Essa é uma pizza feita com uma massa de longa fermentação, portanto deve ser programada para um descanso de 15 horas na geladeira.

Massa:
Em uma vasilha grande, coloque toda a farinha de trigo, sal e fermento biológico seco. Misture bem. Em uma outra vasilha menor, adicione água e deixe ela perto de você para molhar as mãos (manter as mãos molhadas enquanto manipula a massa faz com que ela não grude quando a massa já estiver mais homogênea).

Vá adicionando a água filtrada à mistura de farinha, sal e fermento aos poucos- lembre-se, não tem como você tirar a água caso coloque demais de uma vez. Misture com a ajuda das mãos limpas, ou de uma colher caso se sinta mais confortável. Vamos acrescentar a água aos poucos, e observar a textura da massa. Pode ser que não usamos toda a água, ou que precisaremos acrescentar um pouco mais.

Quando a massa começar a juntar, como se fosse uma bola úmida, transfira a massa para uma bancada limpa e comece o movimento de sova da massa, puxando a massa para frente e para trás, para que ela se torne elástica, homogênea e desenvolva o glúten. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos, até que ela pare de grudar ao ser manipulada.

Está na hora de fazer a primeira “dobra” na massa: levante-a, com as mãos sempre molhadas, e dobre a massa, como se estivesse dobrando um papel ao meio. Veja o movimento em nosso vídeo do YouTube.

Uma vez que a primeira dobra for feita, molhe as mãos mais uma vez e faça movimentos circulares com os dedos na base da massa, deixando-a em formato de bola- isso se chama bolear a massa-, volte com a massa para a vasilha que usou para misturar a massa- ou uma vasilha nova caso prefira, e deixe a massa coberta, descansando por 30 minutos.

Após o primeiro descanso, retire a massa da vasilha e volte com ela para a bancada limpa. Molhe as mãos novamente e repita o movimento da dobra da massa. Boleie a massa novamente e volte com ela para a vasilha para um segundo descanso de 30 minutos. Vamos repetir a dobra mais uma ou duas vezes, até que a massa fique bem homogênea, será bem mais fácil de manipular, pois ela gruda menos na mão, e comece a dar bolhas na superfície da massa.

 

Após a terceira dobra, boleie a massa, unte uma vasilha com o azeite e coloque a massa nessa vasilha. Cubra-a com plástico filme e leve à geladeira por 15 horas.

15 horas depois, retire a massa da geladeira- ela terá quase triplicado de tamanho. Pré-aqueça seu forno na temperatura máxima e aproveite para já colocar sua pedra de pizza ou chapa de ferro para aquecer também.

Faça uma camada de semolina ou fubá na sua bancada. Corte a massa em 2 bolas de tamanhos iguais (ou o mais similar possível). Transfira a primeira massa para a bancada, e vamos abrir a massa.

Não pegue um rolo de macarrão, pois vamos utilizar apenas as mãos, sempre molhadas, para não perder muito a fermentação da massa. Comece fazendo um movimento do centro da massa, empurrando suas mãos para os cantinhos da massa e esticando-a até a borda. Quando ela estiver “maior”, faça movimentos puxando as bordas da massa, esticando-a até o tamanho e formato desejado.

Uma vez que a massa esteja do tamanho desejado, Coloque-a sobre um papel de assar, ou uma manta teflonada, e coloque-a sobre a chapa de ferro ou pedra quente e leve-a ao forno, na temperatura máxima, por 15 minutos, até que ela cresça e forme uma película similar ao miolo do pão. Enquanto isso, vamos preparar o recheio.

 

Recheio:

Já deixe todos os ingredientes picados e separados antes de abrir a massa. Em uma frigideira, frite o bacon de paleta Ciacarne. Lembre-se que este bacon vai voltar para o forno, então ele não deve estar muito dourado agora, ou ele pode ficar duro no final da pizza.

Uma vez que a massa de pizza tenha pre-assado, abaixe a temperatura do forno para 200 graus, leve a massa para a bancada e comece a rechear. Em cada uma das pizzas, acrescente de 3 a 4 colheres (sopa) de molho de tomate. Faça uma camada de embutido cozido de pernil Ciacarne, podendo ser em fatias ou ralado. Adicione o queijo ralado sobre a camada de embutido, e sobre a camada de queijo, acrescente os tomates cereja, o milho e os cubos de bacon.

Volte com a pizza para o forno por mais 15 minutos para que o queijo derreta e ela termine de assar. Caso goste, adicione folhas de manjericão fresco a pizza uma vez que ela sair do forno e sirva em seguida.

VÍDEO DA RECEITA

Mais ideias aqui!

Como fritar Linguiça

Como preparar Filezinho suíno:

Cachorro quente com Linguiça tipo Calabresa Fina

Filé a parmegiana suíno

Siga no Instagram

Conteúdo adicional

Olá, como podemos te ajudar?